Estilo Pet

Chega a hora dos filhotes

Carinho, conforto e o máximo possível da normalidade são indicados para uma gestação e parto saudável

Carlos Queiroz -

Quando sua cachorrinha traz ao mundo outros cães, é sempre importante tomar todos os cuidados possíveis. O ponto de partida é se a gestação foi desejada ou não. A partir deste momento, a raça, o tamanho e até se for a primeira cria, são fatores que influenciam diretamente na forma como deveremos proceder em relação a eles.

Fazer um check-up no veterinário ao perceber a prenhez é sempre a maneira mais desejável de começar a lidar com ela. E não dá para esperar muito, a gestação dos caninos leva, em média, de 58 a 63 dias. Há quem faça ultrassom, embora a veterinária Camila Reck alerte que nas primeiras semanas não seja possível verificar muitas coisas, nem mesmo o tamanho ou a quantidade de filhotes, e que essa opção é mais indicada para gestações que não foram planejadas, ou de algumas raças especiais, como os pugs, que precisam de acompanhamento durante todo o período. Radiografias também são pouco recomendadas, já que o procedimento pode ser nocivo à saúde do animal.

Quanto à alimentação, Camila recomenda que sejam usados preferencialmente alimentos ricos em proteínas e lactose, para fornecer melhor estrutura física e preparo para a lactação. E para isso, rações para filhotes podem ser utilizadas. Elas são ricas nesses elementos, já que servem justamente para fornecer essa estruturação. Vitaminas especiais também são recomendadas, já que o déficit nutricional durante a gestação pode ser alto e precisa ser suprido.

Na rotina diária, é aconselhável que tudo se mantenha o mais normal possível, para que o animal não estranhe. Relaxamento e conforto são fundamentais para que ocorra tudo bem na gestação e no parto. No entanto, nos últimos dias o útero tende a ficar maior, e acaba pressionando outros órgãos, causando maior fadiga. Portanto, na hora de fazer exercícios, é bom perceber esses sinais para o pet não ficar exausto ou com excesso de esforço.

Depois do nascimento
Após o parto, a alimentação e a higiene devem ser feitas pela mãe. O dono pode ajudar fornecendo alimentos a ela, além de proporcionar um ambiente calmo, tranquilo e higienizado. Os dentinhos dos filhotes nascem em um período de 30 a 40 dias após o parto, quando então as mães passam a deixá-los tentar se alimentar sozinhos. O dono também deve observar diferenças entre tamanhos dos filhotes. Alguns podem ficar menores, por serem rejeitados pela mãe ou atrapalhados pelos outros filhotes. Nesse momento, é aconselhável intervir e ajudá-los com a alimentação. Atualmente, já existem leites prontos que se assimilam ao oferecido pelas mães, inclusive com colostro, além de reforços imunogênicos que fornecem todos os elementos necessários.

É também aconselhável que o ambiente onde os filhotes vivem seja calmo, evitando inclusive pegá-los frequentemente no colo, já que pode causar estranhezas tanto a eles quanto às mamães, que possuem o instinto de protegê-los, e isso pode acabar deixando-as agressivas. O melhor é ter um cantinho em que eles possam ficar confortáveis, tranquilos e com privacidade para crescerem fortes e saudáveis.

collage.jpgquadrilha

20536315_1664538413585857_599859815_o

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Hospital Escola terá programação na semana do aleitamento materno Anterior

Hospital Escola terá programação na semana do aleitamento materno

Renegociação no transporte coletivo pode estar a caminho Próximo

Renegociação no transporte coletivo pode estar a caminho

Deixe seu comentário